FORGOT YOUR DETAILS?

O que é

Wushu, cuja tradução literal significa “técnica marcial” em chinês, teve muitos nomes e interpretações ao longo do tempo. Sua forma primitiva se derivou das técnicas de caça e das lutas. Foi conhecido como “jiji” (combate técnico) nas primeiras dinastias da China, e passou a se chamar de “wuyi” (arte marcial), do século II a.C. até o século XII.

Apareceu pela primeira vez como “wushu” (técnica marcial) num registro literário do século VI. No entanto, tinha conotação de técnicas militares daquela época, e ao mesmo tempo, era também conhecido por outros nomes como “wuyi” (arte marcial), etc.

Na primeira metade do século XX foi chamado na China de técnica nacional (“guoshu”, que na ocasião, antes do aparecimento da ortografia adotada hoje, era transcrito como “kuoshu”) e de “kung-fu” (cuja transcrição atual seria “gongfu”) que pode ser traduzido, grosso modo, como “habilidade acumulada”. Após a Revolução de 1949 voltou a ser chamado de “wushu”.

Estas técnicas constituem a parte essencial do wushu, cuja definição foi dada pelas autoridades desportivas chinesas em 1998, como sendo:  “modalidade cujo conteúdo principal é constituído por movimentos de ataque e defesa e que se expressa através de rotinas (taolu) e de combate (sanda), visando tanto o aperfeiçoamento físico como espiritual.”

Sem dúvidas que a natureza do wushu é de ataque e defesa.

Todo caso é muito bem definida a sua natureza de ataque e defesa, tanto nos movimentos desferidos com as mãos, como com cada uma de suas armas, configurando o wushu como arte.

Como já mencionado pela definição, o wushu se expressa através de rotinas e de combate. São duas formas básicas de expressão formadas ao longo do tempo que coexistem e se complementam mutuamente. O combate refere-se à aplicação prática, enquanto as rotinas constituem uma maneira um tanto artística de se externar o mesmo conteúdo marcial.

A International Wushu Federation  (IWUF)  anunciou  que o Wushu é um dos oito esportes nomeados para seguir adiante no processo de candidatura a modalidade do Programa Olímpico para os Tóquio 2020. Dentre 26 candidatos, o Wushu foi selecionado (junto com baseball e softball, squash, karatê, boliche, escalada, patinação e surfe) para avançar ao segundo estágio do processo de candidatura, a IWUF irá submeter mais detalhes sobre a modalidade no dia 22 de Julho. O corpo diretivo da IWUF irá participar de uma entrevista com Comitê Executivo das Olimpíadas de Tóquio 2020 nos dias 7 e 8 de Agosto, e a decisão final do Comitê Olímpico Brasileiro, COI, será anunciada no Rio de Janeiro, em Agosto de 2016.
TOP