Escolha uma Página

Wushu Taolu

O Wushu Taolu é a parte de rotinas do Kung Fu. O Taolu não é apenas arte, mas esporte com regras de competição. Ele é formado por lutas coreografadas em que o atleta não tem adversário. Trabalha com mãos livres ou armas, geralmente bastão, facão, espada e lança.

Em competições, os atletas são avaliados em aspectos como qualidade de movimento e coreografia, que é o conjunto da exibição – equilíbrio, coordenação de golpes, angulação, altura dos saltos. Cinco pontos são atribuídos a cada competidor. Ao longo da exibição, que não deve durar menos de 1min30s, jurados descontam pontos de acordo com falhas e dificuldade na realização dos movimentos.

O Wushu Taolu se subdivide em tradicional e moderno. O moderno foi  sistematizado pela República Popular da China após a revolução cultural buscando tornar-se modalidade olímpica. Ele é um dos estilos mais praticados no mundo entre os mais de 300 existentes. Para a sua criação, a China fez um esforço de padronização das regras de todos os diferentes estilos (tradicionais) que eram praticados em toda a sua extensão continental.  Dessa forma foram feitas novas rotinas e essa padronização foi útil até mesmo para que os próprios chineses pudessem conhecer melhor sua própria cultura e poder gozar dos benefícios do esporte.  O Taolu Tradicional são sistemas mais
fechados. Por serem estilos ancestrais, possuem um conjunto de  rituais, símbolos e significados, onde pode por exemplo, um mestre leva um tempo para poder adquirir confiança e testar a ética do discípulo para poder lhe transmitir todo o seu conhecimento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support