Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna chinesa cuja tradução seria “punho da suprema cumeeira” ou “punho do círculo supremo”.  Esta arte marcial chinesa milenar tem servido na atualidade como um Sistema Integral de Saúde devido a sua característica meditativa de buscar a longevidade, mantendo sempre a coluna reta (diferente da meditação sentada).

A sua origem remonta a antiguidade como uma forma avançada e eficaz de combate. Sua aplicação em combate se dá por meio de acompanhar os movimentos dos adversários por meio de movimentos circulares e contínuos.

No campo da saúde, a prática do Tai Chi Chuan fortalece o sistema esquelético, muscular, ativa o Sistema Circulatório, Endócrino, colabora na produção de endorfinas acalmando e dando alegria a seus praticantes. Além de trabalhar o Chi (energia) dos praticantes.

Wushu ShuaiJiao

O Shuaijiao (judô chinês) é o estilo mais antigo Wushu com registros de quase 5 mil anos.  Sua etimologia vem de derrubar (shuai) e chifres (jiao), que remontam a uma época onde os guerreiros utilizavam um capacete com chifres.  A história conta que o Shuaijiao se desenvolveu a partir da técnica de desviar e desequilibrar estes inimigos.

O Wushu Shuaijiao é praticado com os coletes tradicionais Jiao Yi nas cores brancos, vermelho, azul ou em dupla face.  Um pouco que difere do quimono do Judô japonês é que as mangas são curtas e devem ter uma folga de quatro dedos entre o tecido e o braço.

Quando praticado de maneira desportiva as lutas são divididas em dois rounds de dois minutos com um intervalo de um minuto de descanso.  Os atletas visam fazer com que ambos os pés de seu oponente saiam do chão arremessando-os por cima de seu ombro, pela lateral do seu corpo . O competidor pode também se ajoelhar para derrubar seu oponente por cima do ombro permanecendo em pé de joelhos e sem cair por cima do adversário.

Wushu Sanda

O Wushu Sanda (Boxe Chinês) foi sistematizado na China na década de 1960 para ser uma prática desportiva mais próxima de um combate real. Mais que uma arte marcial, o Sanda  pode ser utilizado com objetivos de melhorar a saúde pela vasta contribuição ao condicionamento físico, sistema cardiorrespiratório e tônus muscular.

No Sanda valem socos, chutes e projeções (quedas ou derrubadas). O sistema de pontuação ocorre quando ocorrem golpes em partes válidas: cabeça, tronco e coxas. São proibidos golpes na parte traseira do crânio, toda região do pescoço, genital e ataques contra as articulações. Também não são permitidas projeções que lancem o oponente com a cabeça contra o solo.

Wushu Taolu

O Wushu Taolu é a parte de rotinas do Kung Fu. O Taolu não é apenas arte, mas esporte com regras de competição. Ele é formado por lutas coreografadas em que o atleta não tem adversário. Trabalha com mãos livres ou armas, geralmente bastão, facão, espada e lança.

Em competições, os atletas são avaliados em aspectos como qualidade de movimento e coreografia, que é o conjunto da exibição – equilíbrio, coordenação de golpes, angulação, altura dos saltos. Cinco pontos são atribuídos a cada competidor. Ao longo da exibição, que não deve durar menos de 1min30s, jurados descontam pontos de acordo com falhas e dificuldade na realização dos movimentos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support